Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

COMPARTILHAR

    A Igreja Evangélica Luterana, da Picada 48 Baixa, construída em 1850, na localidade da Picada 48 Baixa, é o mais antigo templo luterano, em uso, do Brasil. Sua construção foi realizada pelas famílias que vieram para o Município de Lindolfo Collor, dentre essas famílias as quais contribuíram na construção do templo, pode-se citar algumas delas: família Molter, Weirich, Petry, Zimmermann, Krug, entre outras.
    O prédio é de 1850, contudo, a torre é de1901. Essa diferença de data, deve-se ao fato que até 1889 o Brasil era uma Monarquia, sendo a Região Católica Oficial, e as demais sendo apenas toleradas, não podendo ter a própria torre.

   Em 1889 o Brasil passou a ser República, e com isso, todas as religiões foram aceitas, iniciando assim o processo de construção da torre.

   Um dos momentos sociais e culturais mais importantes na vida dos imigrantes na 48 era o Kerb. Esse período inicial deu início em 28 de outubro de 1850, quando a Comunidade Evangélica da Picada 48 Baixa inaugurou a sua igreja. A partir desta data, os membros realizavam anualmente uma festa em memória ao Aniversário do templo. Todos os anos, no último Domingo de outubro, era realizado o Kerb em forma de comemoração, festivade esta que existe até os dias de hoje. Os membros iam ao culto, e na saída da igreja, uma banda de música os recepcionava e conduzia até a sociedade.

   Seguindo a orientação de Martim Lutero (Pra cada Igreja uma Escola), em 1845 foi inaugurada a 1ª escola. Os primeiros pastores eram também os professores e moravam na escola.

   O Cemitério que encontra-se ao lado da Igreja, também é muito antigo, com lápides mais que centenárias.

   Endereço: Picada 48 Baixa, 4052.

 

Link de acesso ao vídeo que retrata a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Picada 48 Baixa- o mais antigo templo luterano em uso do Brasil: https://youtu.be/ViOu99aheGk 


Conteúdo Rodapé